segunda-feira, 6 de maio de 2013

Futebol de sabão

Futebol de sabão é um esporte não regulamentado, usado mais informalmente como prática recreativa em eventos ocasionais, ou como brinquedo em parques de diversões.



Forma de disputa


O jogo consiste no uso de um equipamento inflável, semelhante ao do Pula-pula, porém em em formato de um diminuto campo de futebol, onde os participantes, divididos em dois times, devem chutar uma bola na direção do gol. Vence a equipe que conseguir mais gols.
O diferencial em relação a outros esportes de campo pequeno inspirados no futebol é que no futebol de sabão, além do campo inflável, este deve, durante toda a partida, ser irrigado com água com sabão, de modo que o campo de jogo fique completamente escorregadio. O que no futebol seria um problema, no futebol de sabão confere caráter cômico à disputa, sendo o diferencial da brincadeira.
Por não ser um esporte regulamentado, o futebol de sabão não possui disputas regulares, nem uma federação responsável, portanto, não possui regras fixas, porém, usualmente, disputam as partidas equipes de 5 jogadores, sendo quatro na linha e um no gol, a exemplo do futsal.

Postado por Davi Guia

Dança das Cadeiras




FAIXA ETÁRIAAcima de 4 anos
LOCALQuintal, Dentro de casa, Salão de Festas, Condomínio
ESTIMULARAgilidade, Atenção, Movimento, Estratégia, Ritmo
PARTICIPANTES5+
MATERIALCadeiras

COMO BRINCAR

Disponha as cadeiras em círculo, sendo que o número de assentos seja menor do que o de participantes.

Coloque uma música para tocar. Enquanto a música toca, todos os jogadores dançam em volta das cadeiras. Quando a música parar, cada um deve tentar ocupar um lugar. A criança que não conseguir lugar sai do jogo levando consigo mais uma cadeira.

O vencedor será aquele que conseguir sentar na última cadeira.

Dica: bole variações que dificultem o jogo, como dispor as cadeiras em fila, sendo que cada uma ficará virada para um lado, ou peça para que as crianças dancem em circulo mais longe das cadeiras.

Postagem feita por Mateus Bruno

Cabo de Guerra




FAIXA ETÁRIAAcima de 7 anos
LOCALQuintal, Praia, Salão de Festas, Condomínio, Quadra de esportes, Calçada, Praça, Parque
ESTIMULARAgilidade, Condicionamento físico, Cooperação, Coordenação motora, Força, Resistência, Socialização
PARTICIPANTES4+
MATERIALCorda, pedaço de pano ou fita, vareta


COMO BRINCAR

Divida os participantes em duas equipes, procurando equilibrá-las em número e força. Marque o centro da corda com um pedaço de pano ou fita de modo, posicionando-o sobre uma marcação no chão que pode ser feita com uma vareta ou giz.

Com os integrantes enfileirados a, cada equipe deverá puxar uma das pontas da corda. Não se esqueça de deixar um espaço de cerca de 1,5 metro de corda livre no meio. O primeiro time que conseguir puxar pelo menos um dos adversários para frente da linha central será o vencedor.

Dica: com crianças menores, a alternativa pode ser o cabo de guerra no círculo. Faça um círculo com uma corda ou um varal e coloque panos e fitas em volta dele a uma distância 3 metros ou mais de acordo com o número de participantes. Cada jogador ficará de frente para o seu pano segurando a corda com uma das mãos. Vence quem alcançar o seu alvo primeiro sem soltar a corda.

Postado por Davi Guia